sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Novidades no mundo informático


Investigadores holandeses criaram um disco capaz de armazenar dados durante vários milhões de anos.






No interior do UBR-1 encontramos um chip Core i5 de quarta geração, 8 GB de RAM, um disco de 120 GB e a plataforma open-source ROS. O controlo é feito através de um software proprietário ou de um comando de PS3




Depois de várias queixas sobre aparelhos inutilizados com a instalação do Windows RT 8.1, a Microsoft decidiu suspender indeterminadamente a actualização  Entretanto, saiba como resolver o problema, se lhe aconteceu a si.












Investigadores da Universidade de Chicago conseguiram enviar impulsos elétricos para o cérebro e recriaram o sentido do tato. O próximo passo: próteses que transmitem as sensações para o cérebro dos utilizadores.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Novidades de informática







O novo iPad Mini fica com a mesma resolução do iPad mais crescido e o iPad de quinta geração passa a chamar-se Air, consequência da diminuição do peso e da espessura.




Conversão de um sinal analógico em digital

Existem 2 tipos de sinais, os sinais analógicos e os sinais digitais. Os sinais digitais são aqueles produzidos por microfones, colunas, instrumentos eléctricos. Os sinais analógicos são aqueles que nós produzimos ao falar, tocar instrumentos acústicos.

Sinal analógico em cima, e sinal digital em baixo.

Os sinais analógicos, para serem obtidos no computador precisam de ser digitalizados, ou convertidos para uma sequência de bit.

Essa digitalização divide-se em 3 partes, amostragem, quantização e codificação.

O sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, o que faz com que tenha um valor infinito de valores, o que dificultará o seu processamento por parte do computador, pelo que há a necessidade de amostrar o sinal analógico, isto é, fazer a amostragem do sinal, recolher um pequeno conjunto de valores do sinal contínuo.
Amostragem


Depois de se realizar a amostragem do sinal analógico, é necessário quantificar,isto é, converter os valores recolhidos na amostragem, apenas num conjunto reduzido de valores possíveis.




Por fim, depois de quantificados os valores das amplitudes precisam de ser codificado,para poderem ser representados por uma tabela de bits com valores de 0 ou 1. Assim, a codificação associa a cada valor um código binário.








Apesar de nos ser só pedido realizarmos esta tarefa referente a um tema que a professora nos pediu,decidimos deixar também algumas informações sobre grandezas informáticas.

1KB (quilobyte) 1024 Bytes;
1MB (megabyte) 1024 KB;
1GB (gigabyte) 1024 MB ;
1TB (terabyte) 1024 GB ;
1 PB (petabyte) 1024 TB ;
1 HB (Hexabyte) 1024 PB



Boa Noite!!!!





Novidades na tecnologia