sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Fim de um capítulo!

Olá!

Hoje acabámos a parte teórica, tendo abordado ao longo deste tempo, o Texto e a Imagem, sobre o qual temos algumas coisas publicadas.

Iremos começar a dar programas práticos, como por exemplo o Corel, no qual começaremos na próxima aula. Faremos também algumas publicações sobre o tema, se estiverem interessados vão ficando de olho...

Fiquem atentos!

Com amor!

Modelos de cor

No seguimento da subunidade Imagem, foram abordados diferentes modelos de cor,bem como a definição do que é um modelo de cor . Tentaremos de forma reduzida abordar os diferentes modelos.

Modelo de cor, o que é?

Para a reprodução das diferentes cores por parte de sistemas gráficos, é necessária a existência de modelos que representem as diferentes cores tendo em atenção a natureza do olho humano,da luz e da cor. Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, utilizando um sistema de coordenadas na qual cada cor é representada por um ponto. Existem dois modelos de cor, o modelo aditivo e o modelo subtrativo.


Modelo aditivo
Num modelo aditivo temos a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, bem como a mistura
dos comprimentos de onda ou das cores vermelha, verde e azul, o que indica a presença da luz ou a cor branca.
O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.



Modelo subtrativo
 Em oposição ao modelo aditivo no modelo subtrativo a mistura de cores forma uma cor mais escura, devido à absorção  de alguns comprimentos de onda. A cor branca corresponde à ausência de cor, e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas que todos são refletidos.
O modelo subtrativo explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros. Assim, a cor de um objeto corresponde à luz refletida por ele e que será recebida pelos olhos.


Existem vários modelos de cor, no campo da imagem digital, que estão adaptados a dispositivos de saída (ex: monitores, impressoras e televisores) :

-Modelo RGB – permite exibir imagens de cor em monitores
-Modelo CMYK – é utilizado na impressão
-Modelo HSV – é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico
-Modelo YUV – é utilizado na transmissão de sinais de televisão

Modelo RGB
O modelo RGB é um modelo aditivo, através do qual se obtêm as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). O modelo RGB permite exibir imagens de cor em monitores 


Modelo CMYK 
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em 
que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo
subtrativo, através do qual se obtêm as cores como uma combinação das três cores 
primárias de impressão: ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). 
A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando 
impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.
O modelo CMYK é utilizado na impressão. 



Modelo HSV 
O modelo HSV é definido pelas grandezas: tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico .




 Modelo YUV
 Nos modelos RGB e CMYK cada cor incluiu informação relativa à luminância, permitindo ver cada cor independente da outra. No caso de se estar a guardar um píxel de acordo com o modelo RGB e se o vermelho, o verde e o azul tiverem os mesmos valores de luminância, isto significa que se está a guardar a mesma informação três vezes, aumentando, assim, o tamanho da informação.
O modelo YUV Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V

= red - Y). 
Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e 
branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação 
que seria necessário noutro modelo.
Este modelo permite uma boa compressão dos dados comparando com outros modelos, o que vai criar ficheiros mais leves.
O modelo YUV é adequado às televisões a cores, e também para sinais de vídeo.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Novidades informáticas



Dois investigadores do MIT criaram o inFORM, um ecrã futurista que permite aos utilizadores tocar realmente nos objectos. Estas podem ser as interfaces de um futuro próximo.



Uma jovem do estado do Texas padece, provavelmente, de uma condição única no mundo: a rapariga diz que sente as máquinas à sua volta como se fosse um braço ou uma perna suas.



Uma equipa de investigadores da Roménia criou sangue artificial e conseguiu experimentá-lo em ratos sem efeitos secundários visíveis. Nos próximos tempos, o objetivo é testar a invenção em seres humanos.



O capacete criado por duas designers da Suécia é invisível uma vez que surge a partir de uma gola que se tem ao pescoço e que dispara como se fosse um airbag, em caso de colisão.



Chama-se Neurowear e é, claro, japonesa. A bandelete lê as ondas cerebrais e aciona a câmara do iPhone para iniciar a gravação de vídeo.