sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Imagem/ Cor

Na aula foi abordado um novo subtema relativo à multimédia, a imagem, e a cor. Está aqui uma pequena introdução relativa ao tema. Esperemos que gostem.

Imagem
Imagem
Imagem provém do termo latino "imāgo" e consiste numa figura ou representação visual de um objeto através da fotografia, pintura, desenho ou vídeo.

Imagem digital
As imagens digitais têm aplicações em diversos campos, desde o campo comercial ao industrial, passando por outros tais como, o científico, o pedagógico, etc.

As imagens digitais podem ser impressas em revistas, jornais, textos, livros, e são gravadas em suportes físicos, podendo ser manipuladas e alteradas com a ajuda de programas informáticos. Podem ser também transmitidas pelas redes informáticas.

As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas e os livros.


Imagem para experiência
“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras” 

Para provar a veracidade desta frase é bastante simples, mas é preciso 1 amigo. Qualquer pessoa o pode e deve experimentar no sentido de realmente perceber esta frase.

Descreva uma imagem a um colega, talvez até esta aqui ao lado que nós demos como exemplo para esta experiência. Não ponha entraves na forma de lha descrever. No fim peça-lhe para ele comparar a imagem que tinha em mente com a verdadeira. E troque, ele que escolha u
ma imagem e que lha descreva e vejam o verdadeiro significado desta frase, pois lhes garanto que as imagens nunca coincidirão.



A Cor
Cor
A cor está presente em tudo o que observamos, conferindo realismo e fidelidade às imagens e cenas visualizadas. Quanto mais fiável for a reprodução da cor, maior será o realismo e naturalidade das imagens observadas, por exemplo em desenhos e pinturas.
A cor transmite informações relativas à iluminação e à forma dos objetos que estão a ser visualizados.


A cor de um objeto depende:

 … das características das fontes de luz que iluminam os objetos
 … das características da reflexão da luz produzida pelas suas superfícies
 … das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais.

A cor detetada pelo olho humano deve-se à luz ser emitida, difundida ou refletida pelos objetos, com diferentes comprimentos de onda, que correspondem a diferentes cores. O olho humano é capaz de descodificar cores nas ondas electromagnéticas, cujos comprimentos de onda estejam entre 380 nm e 780 nm, sensivelmente.

A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois da luz atravessar a íris e ser projetada na retina. 
Os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica

Visão estocópica
Visão fotópica
A visão estocópica é assegurada por 1 único tipo de células, os bastonetes, que são células presentes no olho humano, que têm a capacidade de detetar a luminosidade mas não a cor, isto é, são sensíveis a alterações de luminosidade, mas não a alterações nos comprimentos de onda, ou seja, das cores.

Visão fotópica
A visão escotópica 
… capta baixos níveis de luminosidade e não deteta as cores. 
… é utilizada durante a noite, ou estando em ambientes escuros depois de certo tempo, onde o olho passa a ser mais sensível às ''luzes azuis'' 

Visão fotópica
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de 3 tipos distintos de cones,que são células do olho humano que têm a capacidade de reconhecer cores. Estes são sensíveis á cor e,portanto,aos comprimentos de onda da luz visível.

A visão fotópica 
… possibilita ver cores. 
… é utilizado durante o dia ou em níveis normais de luminosidade

Como os bastonetes e os cones constituem dois tipos de sensores diferentes que apreendem de forma diferente a luminusidade e as diferenças de cor, é usual associá-los, respetivamente, aos conceitos
de luminância e crominância.





Sem comentários:

Enviar um comentário