Modelo de cor, o que é?
Para a reprodução das diferentes cores por parte de sistemas gráficos, é necessária a existência de modelos que representem as diferentes cores tendo em atenção a natureza do olho humano,da luz e da cor. Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, utilizando um sistema de coordenadas na qual cada cor é representada por um ponto. Existem dois modelos de cor, o modelo aditivo e o modelo subtrativo.
Modelo aditivo
Num modelo aditivo temos a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, bem como a mistura
dos comprimentos de onda ou das cores vermelha, verde e azul, o que indica a presença da luz ou a cor branca.
O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
Modelo subtrativo
Em oposição ao modelo aditivo no modelo subtrativo a mistura de cores forma uma cor mais escura, devido à absorção de alguns comprimentos de onda. A cor branca corresponde à ausência de cor, e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas que todos são refletidos.
O modelo subtrativo explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros. Assim, a cor de um objeto corresponde à luz refletida por ele e que será recebida pelos olhos.
Existem vários modelos de cor, no campo da imagem digital, que estão adaptados a dispositivos de saída (ex: monitores, impressoras e televisores) :
-Modelo RGB – permite exibir imagens de cor em monitores
-Modelo CMYK – é utilizado na impressão
-Modelo HSV – é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico
-Modelo YUV – é utilizado na transmissão de sinais de televisão
Modelo RGB
O modelo RGB é um modelo aditivo, através do qual se obtêm as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). O modelo RGB permite exibir imagens de cor em monitores
Modelo CMYK
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em
que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo
primárias de impressão: ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).
A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando
impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.
O modelo CMYK é utilizado na impressão.
O modelo HSV é definido pelas grandezas: tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
O modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico .
Nos modelos RGB e CMYK cada cor incluiu informação relativa à luminância, permitindo ver cada cor independente da outra. No caso de se estar a guardar um píxel de acordo com o modelo RGB e se o vermelho, o verde e o azul tiverem os mesmos valores de luminância, isto significa que se está a guardar a mesma informação três vezes, aumentando, assim, o tamanho da informação.
O modelo YUV Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V
= red - Y).
O modelo YUV Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V
= red - Y).
Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e
branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação
que seria necessário noutro modelo.
Este modelo permite uma boa compressão dos dados comparando com outros modelos, o que vai criar ficheiros mais leves.
O modelo YUV é adequado às televisões a cores, e também para sinais de vídeo.
O modelo YUV é adequado às televisões a cores, e também para sinais de vídeo.
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